A solenidade de abertura do Seminário do Agronegócio, que acontece em Cuiabá-MT e termina nesta sexta-feira (1), contou com a presença do presidente do Colégio Permanente dos Diretores das Escolas Estaduais da Magistratura (COPEDEM), desembargador Marco Villas Boas, (acrescentar ores TJMT e da famato), da diretora-geral da Escola da Magistratura Mato-Grossense, desembargadora Helena Maria Ribeiro Ramos e do vice-diretor, o desembargador Márcio Vidal. O Seminário é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), com o apoio do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e Escola Superior de Advocacia (ESA).
Em sua fala, o presidente do Copedem, desembargador Marco Villas Boas reforçou a importância do evento, que levanta questões relevantes sobre a produção agropecuária e o crescimento econômico brasileiro. “O Copedem tem realizado inúmeros seminários temáticos sobre questões jurídicas que envolvem o agronegócio e seus diversos setores, até mesmo na vertente de produção de combustíveis. Sempre temos em nossos seminários, ainda que não sejam totalmente direcionados a essa temática, painéis exclusivos para a discussão desse tema tão importante. A sociedade ocidental somente pode surgir e se desenvolver a partir do domínio da agricultura, o que inaugurou a era do holoceno, na qual ainda vivemos, apesar das mudanças climáticas já anunciarem uma possível passagem para a era do antropoceno. A atividade agrícola é preponderante para as nossas vidas. Sem a agricultura, sem a produção de alimentos e de insumos proveniente dessa atividade, a nossa civilização não existiria, portanto, é necessário aperfeiçoarmos os processos de produção, quantitativamente e qualitativamente, bem como o sistema jurídico e a interpretação jurisprudencial, a fim de que tenhamos um desenvolvimento socioeconômico sustentável no setor agrícola”, afirmou.
Ainda na programação, o presidente do Copedem participa nesta sexta-feira às 17h30 do último painel de debates, tendo como tema “Propriedade Intelectual no Agronegócio”, que contará como painelistas o Ministro Luis Felipe Salomão – STJ e o Procurador-Geral de Justiça Deosdete Cruz Junior.
Sobre o Seminário
o Seminário do Agronegócio acontece no Cenarium Rural em Cuiabá-MT, destinado a Magistrados, Advogados, Empresários, Produtores Rurais e Interessados no Agronegócio para discutir legislação ambiental, acesso à terra, direito empresarial rural, sustentabilidade, entre outros temas de alcance econômico, político e social. O objetivo é aperfeiçoar o relacionamento, a transparência de informações e o entendimento entre o Judiciário e o agronegócio. O evento é gratuito e presencial e tem apoio do Copedem.