O  LVI Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) foi aberto na tarde desta quinta-feira, dia 28, na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, com discussões focadas em promover a inovação, proteger os Direitos Humanos e garantir o desenvolvimento ético da neurotecnologia.

Promovido pelo Copedem, pela Academia Judicial do Poder Judiciário de Santa Catarina e pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc), o encontro tem como tema "Neurodireito e Inovação Responsável". A programação, que se estende até a tarde desta sexta-feira, dia 29, se aprofunda na discussão de temas como a tecnologia, inteligência artificial e temas de interesse  comum das escolas da magistratura do país.

"Já no ano passado, feitas as tratativas iniciais, passamos a tratar da concepção e do desenvolvimento desse encontro, no qual poderemos conversar sobre temas importantes para a formação dos magistrados brasileiros e seu aprimoramento profissional", lembrou o diretor-executivo da Academia Judicial, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli, ao saudar os participantes do congraçamento.

O presidente do Copedem, desembargador Marco Villas Boas (Escola Superior da Magistratura Tocantinense), destacou que o tema é importante especialmente neste momento pós-pandemia. "Hoje já temos ao dispor todos os recursos tecnológicos para proporcionar melhorias na qualidade da gestão de processos, e até pesquisas para a produção de decisões judiciais. A inteligência artificial ganhou notoriedade e larga utilização em todas as instituições", frisou.

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador João Henrique Blasi, saudou os presentes destacando o convênio firmado há dois meses entre o Judiciário catarinense e a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). "É um convênio muito simples, em que nós apresentamos os desafios que a demanda do cotidiano nos impõe, e a Acate então nos apresenta as respostas possíveis para aqueles desafios, identificando as startups que podem desenvolver aquele trabalho. Palavras como inovação, inteligência artificial e robôs são palavras a cada dia mais introjetadas na nossa atividade", complementou.

A seguir, ocorreu a entrega da medalha de mérito acadêmico “Desembargador Antonio Rulli Junior", concedida pelo Copedem a personalidades por sua contribuição para a construção do conhecimento, incentivo às boas práticas e dedicação acadêmica e profissional à ciência jurídica, questões de políticas sociais e de desenvolvimento do cidadão e do Poder Judiciário. 

copedem sc 3

Além do presidente do TJSC e do diretor-executivo da Academia Judicial do PJSC, receberam medalhas o desembargador Paulo Henrique Moritz Martins da Silva, ex-diretor-executivo da Academia Judicial; o diretor-geral da Esmesc, juiz de direito Maximiliano Losso Bunn; e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), professor Paulo Márcio Cruz. A programação técnica do LVI Encontro do Copedem foi iniciada com a palestra "Inteligência Artificial no Judiciário", que teve como conferencista a professora doutora Ana Carla Bliacheriene, da Universidade de São Paulo (USP).

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)