Em junho, nos dias 5 e 6, a cidade de Porto Velho (RO) será palco do LIX Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem). Promovido em parceria com a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), o evento terá como sede o histórico complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e a sede da Emeron, reunindo diretores(as) e assessores(as) das escolas judiciais e da magistratura de todo o país.
Com uma programação inteiramente presencial, o encontro propõe uma imersão nas pautas mais atuais sobre educação jurídica, inovação e cooperação institucional. Entre os destaques estão o workshop sobre formação continuada, a oficina colaborativa de inovação, a leitura da carta do encontro e a mostra de boas práticas, com experiências compartilhadas por diversas escolas.
Para o desembargador Marco Villas Boas, presidente do Copedem e diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), a realização do encontro em Rondônia simboliza o esforço coletivo das escolas da magistratura em manter o diálogo qualificado, respeitar as diversidades regionais e caminhar de forma integrada. “A formação de magistrados precisa acompanhar o que pulsa fora dos muros do Judiciário. Isso exige escuta ativa, respeito à diversidade regional e disposição para inovar com responsabilidade. O Copedem tem promovido esse diálogo qualificado entre as escolas, contribuindo para uma Justiça mais sensível, acessível e comprometida com os direitos fundamentais”, afirmou.
Já para o diretor da Emeron, desembargador Alexandre Miguel, sediar o encontro é motivo de honra e oportunidade estratégica. Em depoimento, ele destacou que a realização do evento em Porto Velho, na região Amazônica, reforça o compromisso das escolas com a valorização das diversidades regionais e o aprimoramento da formação judicial no país. “Será um momento especial de troca de experiências e fortalecimento institucional. Estar na Amazônia é vivenciar, de forma direta, os desafios e as riquezas de uma região fundamental para o desenvolvimento sustentável e para a consolidação dos direitos fundamentais. A Emeron recebe com entusiasmo os(as) colegas de todo o Brasil e se prepara para acolhê-los(as) com a hospitalidade que marca o povo rondoniense”, afirmou.
Para fazer a inscrição clique aqui.
A programação completa já está disponível e pode ser conferida clicando aqui.