Durante a realização do Fórum sobre Segurança, Desenvolvimento Humano e Coesão Social, ocorrido no Rio de Janeiro (RJ) entre os dias 15 e 16 de abril, o desembargador Marco Villas Boas, presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), dialogou com o senhor Yukio Takasu, chefe do Sistema de Segurança Humana da ONU e secretário-geral adjunto da ONU, sobre desenvolvimento social, empoderamento de comunidades originárias e segurança mundial. A programação contou com diversas palestras sobre enfrentamento da violência, combate ao crime organizado, entre outras questões socioambientais. 

Como chefe do Sistema de Segurança Humana da ONU e secretário-geral adjunto da ONU para Segurança Humana, Yukio Takasu traz consigo uma vasta experiência e um profundo compromisso com a proteção e a promoção dos direitos humanos em todo o mundo. Além disso, sua posição como representante do senhor António Guterres, secretário-geral da ONU, confere ainda mais peso e autoridade às suas palavras e ações. A parceria da ONU com o Copedem sugere um novo caminho na promoção e valorização dos Direitos Humanos e possibilidade de implementação de diálogos interinstitucionais ligados à valorização da vida e à prestação jurisdicional, a exemplo do projeto da Esmat, aprovado na Conferência realizada em Quito, em 2020.

Parceria

Ao lado do desembargador Marco Villas Boas, presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura, Takasu participou de discussões francas e construtivas sobre os desafios enfrentados pela comunidade global em relação à segurança, desenvolvimento e coesão social. A interseção entre direitos humanos, justiça climática e ambiental foi explorada com profundidade, destacando a necessidade de abordagens integradas e colaborativas para enfrentar problemas complexos.

O encontro entre Takasu e Villas Boas simbolizou não apenas um diálogo, mas também uma colaboração entre diferentes setores da sociedade em busca de soluções comuns. Suas conversas e interações durante o fórum certamente catalisaram novas ideias e iniciativas para parcerias futuras de aprimoramento e capacitação de magistrados brasileiros.

Segundo Villas Boas, a cooperação internacional em prol da seguridade humana, que congloba diretrizes de segurança, desenvolvimento humano e coesão social, amplia as potencialidades dos programas do Coplad/Ilanud para a América Latina, razão pela qual as instituições públicas e privadas devem unir esforços para apoiar as atividades das Nações Unidas, principalmente em prol dos países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos.

Sobre o evento

O evento foi promovido pelo Comitê Permanente da América Latina para a Prevenção do Crime (Coplad) e pelo Programa do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e o Tratamento do Delinquente (Ilanud), instituições comprometidas com a promoção da segurança e justiça na região latino-americana.