As potencialidades do País em áreas como energia, trabalho, justiça do trabalho e perspectivas econômicas foram os temas apontados durante o Seminário Juntos Vamos Desenvolver o Brasil, promovido pelo Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (COPEDEM), que, durante dois dias, debateu o cenário brasileiro e internacional ante a pandemia da Covid-19.

 O Evento ocorreu de maneira híbrida, com participações presencias, obedecendo às normativas de segurança, e também por meio de videoconferência. Dentre os temas debatidos, foram discutidos a Lei de Proteção de Dados, sancionada em 2018, e os mecanismos utilizados para a segurança de dados no País.

Na palestra de encerramento, o professor doutor Oscar Cabrera, Director of the O’Neill Institute at Georgetown University, apresentou o tema Pensando a saúde a partir da dimensão regulatória: desafios evidenciados pela Covid-19. Em sua fala, o professor doutor apresentou o cenário mundial da pandemia, mas também elencou desafios vivenciados nos países sul-americanos nesses meses de pandemia. “O que está ocorrendo na América do Sul são dois tipos de epidemia. As infecciosas e as enfermidades crônicas não transmissíveis. É uma obrigação de o estado criar condições de prevenção da saúde pública. Nesse contexto, é prevenir; porém, quando ocorra, como se mitiga essa ameaça, como se limita o impacto negativo que possa ter isso”, ressaltou.

Subdividido em sete painéis (Saúde, Agro, Previdência, Energia, Perspectivas Econômicas, Trabalho e Justiça do Trabalho), a programação de palestras foi transmitida ao vivo e está disponível no canal de Youtube do Copedem.